Gestão de serviços públicos e governança metropolitana em pauta.

À convite da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, a SUDESC participou na última quarta-feira 21, do Seminário “Gestão de serviços públicos e governança metropolitana: panorama nacional e experiências locais em desenvolvimento urbano, econômico e de transporte público coletivo” que ocorreu no auditório do Instituto Pereira Passos no Rio de Janeiro.
A participação no painel “Transporte público coletivo: as experiências das RMs de Florianópolis e Goiânia” proporcionou troca de experiências e discussões sobre o tema metropolitano. No Painel junto com a RM de Goiânia a SUDESC compartilhou a experiência de Santa Catarina com o arranjo institucional da RMF e sua aderência ao planejamento e gestão de funções públicas de interesse comum, como no caso da integração do transporte metropolitano, maior desafio do processo de implementação do Plamus.
As cidades e regiões presentes no evento tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre questões comuns entre as RMs, e sobre desafios em temas importantes como o impacto de lacunas existentes nos marcos legais sobre a institucionalização de arranjos de governança interfederativa, de entidades metropolitanas e a integração de políticas públicas, sobre a estruturação financeira, o planejamento e a gestão de funções públicas de interesse comum.
Temas de crescente importância diante do fenômeno mundial da “metropolização” da população e de problemas comuns que comprometem a sustentabilidade dos centros urbanos, questões centrais para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS11).